sábado, 11 de julho de 2009

Felicidade

Felicidade! Sentimento tão atinente e tão efémero. Hoje sinto-me feliz, amanhã toda essa felicidade não fará qualquer sentido. Queremos ser felizes com tudo aquilo que não detemos e talvez nunca poderemos alcançar… que utopia. A felicidade é sentimento fantasmagórico, uma ilusão que nunca passará disso. Penso por vezes que necessitava de algo mais superior para penetrar a felicidade suprema, mas será que isso existe de facto? Felicidade suprema? Talvez exista, mas nenhum ser humano é capaz de a alcançar, pois necessitamos sempre de algo mais. Nem que fossemos dotados de descomunais amores, grandiosas amizades, um colossal poder económico, beleza descomunal, algo mais iria faltar. No meu caso poderei apenas dizer que me sinto feliz. Não sei com o quê nem sei o porquê, mas será que isso realmente importa? Não! Não necessito de ser constantemente racional, pois todos os seres humanos são dotados com o seu Q de irracionalidade. Mesmo no auge da minha felicidade, sei que a minha alma tem encontros e desencontros constantes. Se me sinto bem no presente surge a nostalgia do passado, a vontade de ser criança novamente, o desejo de sentir que a única expectativa que os outros têm em relação a mim é simplesmente a vontade de me ver sorrir, outras vezes surge a vontade de querer crescer rápido, a determinação de querer saciar todos os meus desejos e vontades sem ter que pedir pareceres alheios. Algo falta sempre… é uma ansiedade extrínseca. Nos somos retalhos humanos e nunca passaremos disso, meros retalhos…



Ps: Pensei, considerei, meditei e não consegui encontrar nenhuma excepção a esta minha teoria…

3 comentários:

Anónimo disse...

finalmente encontrei aqui um dia de felicidade. Não temos de pensar até onde vamos assim, que isso seria jogar fora segundos precisos, mas aproveitar claro o tempo que nos resta enquanto estamos, e nao paramos de estar assim.

Beijo

Tânia Costa disse...

ansiedade extrinseca!! é um estar bem e ao mesmo tempo um estar constante de insattisfação...é bem verdade! acontece mais vezes do que gostariamos mas faz parte da vida

gostei do teu texto!

continua! :P

Maria disse...

Felicidade... este texto fez-me reflectir...
...Resta-nos dar valor ás pequenas coisas da vida e sermos felizes com o que temos, nada de sonhar muito alto... Felicidade....um pouco dela pode se encontrar num simples gesto...e são essas porçoes de felicidade que devemos aproveitar...já que a Felicidade plena está tão longinqua de alcançar... Momentos sim e momentos não fazem parte da vida.. Beijinhos. Continua com o teu blogue e com esse teu talento para a escrita :)